domingo, 2 de outubro de 2011

tatuagens e androgenia

Taí dois temas que me fascinam, mas nao me entendam errado! Eu tenho a absoluta certeza de que jamais farei uma tatuagem: se me conheço muito bem enjoaria dela em até no máximo um ano. Nunca teve aquela ideia que de repente eu achei tao incrivel que me deu vontade de desenha-la no meu corpo pra sempre. E essa é a vontade que deve preceder o processo de se tatuar, ao menos na minha visão. 

Androgenia poupa explicações. Quão incrível é você olhar pra uma pessoa e não saber exatamente em qual gênero encaixá-la? Claro que pode ser bem assustador às vezes como quando você PRECISA dessa informação para interagir com a pessoa e não há outra solução se não perguntar e, convenhamos, muita gente pode se ofender com esse tipo de questionamento. Seja por nao ter noção ou simplesmente não gostar da sensação que eles mesmos causam nas outras pessoas.

Essa semana eu descobri duas personalidades que tao aparecendo bastante na mídia e que por um motivo ou dois ganharam minha simpatia imediata. Esse post pode chocar um pouco vocês, mas depois que eu recebi uma aprovação parcial das minhas amigas decidi publicá-lo mesmo assim a nivel de curiosidade mesmo. Talvez voces nunca tenham ouvido falar deles. Abram suas mentes, mergulhem na alternatividade e venham comiógo!

1. Andrej Pejic

essa coca é fanta ou ice cola ou seria guaraná ou pq nao schweppes citrus?

Esse é o Andrej, um sérvio naturalizado australiano de apenas 19 aninhos que ta abalando o mundo da moda e ganhando rios de dinheiro e sabe por que, meu bem? Por que ele ganha em dobro na maioria dos desfiles. As marcas muitas vezes contratam Andrej dispostas a usurfruir dessa androgenia que ele apresenta. Sendo assim, entre um desfile e outro, ele encarna personagens diferentes. Cabelo e maquiagem são capazes de transformá-lo em homem ou mulher dependendo da necessidade.

sambo na cara de lea t bjss

E samba mesmo. Não que Lea possa ter algum tipo de inveja de Andrej. Enquanto ela é bem decidida quanto a cirurgia de mudança de gênero (Lea T na verdade é nascida homem) Andrej diz que ainda é muito cedo pra pensar nisso. Ele quer viver um dia de cada vez, aproveitando a versatilidade e tirando um ótimo proveito financeiro disso! Afinal, a partir do momento que ele decidir se tornar mulher, essa androgenia vai desaparecer consideravelmente. Até por que os traços dele já são bastante femininos. Extremamente esperto da parte dele, até pq essa manobra de circular entre os desfiles masculino e feminino é completamente possível visto que eles podem durar mais de uma hora o que deixa tempo pra Andrej trocar roupa, maquiagem e cabelo e correr pra passarela de novo!

pqppppppppp

Não me venham com conversinha de que Deus é justo nao pq eu realmente nao acho que se possa chamar de justiça uma criatura que consegue ser LINDO e LINDA at the same fucking time. Pq Andrej não é uma garota que parece um travesti. Ele é uma GATA, na verdade. Sua versão homem também não fica nada atrás. Era só ele engordar um pouquinho e cortar o cabelo curto pra evidenciar o maxilar marcado. Pronto. Um gato.

Tremenda trollagem divina fazer um cara que vestido de mulher é mais linda do que 90% das garotas que eu conheço.

sambo na sua cara tbm, bjs

Admiro bastante o Andrej com essa revolução que ele ta causando no mundo da moda, mas de quem eu queria mesmo falar...

2. Rick Genest (Zombie Boy)


Rick Genest é um canadense de 26 anos que até pouco tempo atrás vivia normalmente uma rotina de trabalho incomum como funcionário de circos e shows de horrores. Hm, vcs vao me perguntar agora "mas como um cara que parece ser tao normal trabalharia num show de horrores? O que ele faz exatamente?". A verdade é que essa é uma foto antiga de Rick, ao menos DIZEM ser ele mesmo na foto. Só que ninguém sabe dizer ao certo pq a verdade é que ele se tatua desde os 17 anos e hoje em dia ele tem essa aparência

no words to describe this

Não que ele fosse o show de horrores em si. Na verdade, Genest aprendeu uma série de truques pra inovar nas suas apresentações e com isso tirava seu sustento e o dinheiro pra fazer as inúmeras tatuagens. 

Vivo dizendo que tenho horror a quem se tatua demais. Nunca um cara tão tatuado quanto Rick havia conseguido a proeza de me fazer sentir... Nada.

Estranheza? Medo? Nada do que eu esperava sentir ao ver uma pessoa completamente tatuada dessa forma. Rick é Zombie Boy, o garoto que resolveu fazer um tributo aos filmes de terror e ao organismo humano desenhando veias, órgãos, vértebras, ossos e até mesmo um cérebro em seu próprio corpo!

é uma dor entre a vertebra tal e tal, quer que eu desenhe? ops, already done

Eu tentei arrumar uma explicação que me fizesse entender o que Zombie Boy (não) provocava em mim. Eu já achava estranho um braço todo tatuado por que nao haveria de achar ISSO estranho?

Bom, apesar de nunca ter me tatuado eu tenho em mente que uma escolha dessas leva tempo. São muitas as ideias a se considerar e, no final, aquela que prevalece tem que ser A ideia. A escolha definitiva. Aquele desenho do qual voce muito provavelmente jamais se arrependerá. Rick mudou um pouco esse meu conceito. Tatuar-se não é apenas isso. Principalmente pras pessoas que tatuam o corpo todo e almejam ficar completamente desenhadas: as imagens devem simplesmente combinar com você.

oooh yeaaah

Pra mim Rick nasceu desse jeito. Ele saiu da barriga da mãe tatuado, vai envelhecer tatuado e nada disso será estranho. Ele e as tatuagens são realmente um só. Levando pelo lado racional, ele tambem foi bastante inteligente ao bolar um tema, uma espécie de background pra todas as outras tatuagens seguintes. Se vcs prestarem bem atenção, tudo simula um cadáver em decomposição. Há insetos e outros bichos, mas eles estão ali por um motivo, com um contexto. É muito diferente de você ir juntando desenhos desconexos. 

O conjunto faz todo o sentido. Fica harmônico, interessante, artístico. Eu achei de uma beleza sem igual e entendo quem não concordar comigo (quase todo mundo, imagino) mas virei fã desse cara. Por ele ter uma visão de como planejar tatuar o corpo inteiro de uma maneira única e criativa com apenas 17 anos de idade. E ir a fundo. Levar além do que muita gente levaria. 

ser ou nao serrrr

Toda a inteligência e sagacidade dele trouxe recompensas. Genest passou de funcionário circense à modelo, inclusive um de seus primeiros trabalhos foi a participação no clipe Born This Way (beijo, petrus!) de Lady Gaga. Isso meio que abriu as portas pra ele e varias marcas chamaram o cara pra desfilar. Claro que com a aparencia exótica ele geralmente foi a estrela dos desfiles.

Eu pesquisei mais ainda sobre a vida dele e descobri que o apelido Zombie não tem nada a ver com as tatuagens. Acontece que Rick ainda muito jovem teve de se submeter a uma cirurgia no cérebro inédita. Ele meio que foi uma cobaia, literalmente. O processo foi violento, ele não deveria ter sobrevivido. Fico imaginando se esse fascínio pelo corpo humano não surgiu daí. Talvez as tatuagens também sejam uma forma dele de agradecer pela oportunidade de viver novamente, sabe? Talvez por ter estado tao perto da morte ele tenha um certo carinho por essa ideia. Do tipo "quando chegar a minha hora eu estarei pronto, as tatuagens mostram isso". E então tudo foi passado pra vida dele em forma de arte, o que é bastante positivo na minha opinião!

a cara da mulher rsss

Eu só acho que ele deveria ser objeto de estudo de qualquer artista plastico ou whatever pq ainda to tentando entender como um cara raspa o cabelo e as sobrancelhas, se tatua desse jeito e CONTINUA lindo e maravilhoso. Aliás, se torna MAIS lindo ainda e MAIS maravilhoso tambem.

Ai, gente, completamente fã. Sou só amor.

Pra fechar esse post com chave de ouro só mesmo uma foto dos dois juntinhos né, gente? Segura aí esse bonus track, negada

rick tentando entender o qe é andrej

continua sem saber mesmo depois de andrej tirar a camisa rsss

Espero as opiniões de vcs nos comentários, replies no twitter e abordagens em sala de aula, hihih. Boa segunda feira ;*

2 comentários:

  1. Muito bom, realmente nunca tinha pensado nisso. E TIPO ELE AINDA É BONITO MESMO COM TODAS ESSAS TATOO. Eu tenho tatuagem, e acho que o significado deve valer mais pra pessoa do que para outros...mesmo que seja apenas pela beleza e pela arte.

    ResponderExcluir
  2. Sim, e eu estou completamente apaixonado pela primeira foto de Andrej Pejic foto PERFEITA.

    ResponderExcluir