terça-feira, 10 de maio de 2011

bons cosplay

Essa coisa de colocar nome de post com "boas série, bons home" ja ta me cansando mas acreditem é a melhor saída qnd me falta a criatividade entao vcs vao ter de lidar com esse titulo tosco, boa sorte.

O tema de hoje vai ser cosplay e antes que vc revire os zóio e pense em fechar essa janela, CALMA!! Faça o favor de ler até o final porque ao longo desse post eu vou provar com fatos e argumentos que cosplay não é coisa de doido como a maioria dos meus amigos pensam.

Agr vem comiugo!

Eu sempre amei o Japão: comidas, roupas, histórias, costumes, tudo. Claro que pra quem vive no ocidente os orientais no geral podem parecer meio loucos com todas aquelas invenções malucas tipo criar uma maquininha que grava beijos e os envia pela internet pra outra pessoa. Sim, eles criaram isso mesmo bem recentemente, saca só: 

chupem essa, rs

Mas então, eu acho que todo povo sempre vai ter suas esquisitices do nosso ponto de vista porque todos nós temos nossa própria cultura enraizada no meio em que crescemos. Daí a gente tende a achar a prática do cosplay um pouco esquisita, mas não é bem assim. Antes de mais nada, pra quem nao sabe ainda cosplay quer dizer você fazer uma roupinha, pentear cabelinho etc pra ficar parecido com um personagem de desenho, hq, video game etc e se divertir com isso. Não, gente, cosplayers NÃO pensam que SÃO os personagens. Quando uma pessoa se veste como um personagem ela só quer se divertir com isso e participar de eventos que tem por aí onde vai um monte de gente vestida como seu personagem favorito.

Ainda tem gente que acha estranho e ridículo. É aí que eu faço a pergunta: meu amg, vc curte carnaval? Aí a pessoa sendo brasileira claro que vai responder: sim. E eu devolvo com outra pergunta: e não é basicamente a mesma coisa? 

sua expressão nesse momento

Aí geralmente a pessoa entra na fase da negação. "Não, num pode ser, eu curto o carnaval e nao sou um cosplayer weirdo". Pois é, gente, mas a verdade está aí. No carnaval vc faz o que? Se veste como uma odalisca/homem aranha com aquelas fantasias que vc paga 30 conto e nao dura nem ate o fim da festa, aí vc bebe mto, apaga, acorda sem calcinha ou do lado de um negão e se acha muito mais normal do que o cara que se veste como um personagem pra ganhar dinheiro ali no evento cosplay.

Agr esfreguei na cara de vcs né? Quem aqui sabia que essa porra vale grana? QUEM?? Pois é. Diferentemente TAMBEM dos desfiles de escola de samba em que vc dá 3000 conto numa fantasia toda cheia de pena pra ficar sambando a mesma musica durante uma hr inteira e no final ver sua escola perder pra beija flor TODO SANTO ANO. Enquanto o cosplayer ta lá, vestido de goku e ganhando os mesmos 3000 reais porque teve a melhor fantasia do evento.

Quem parece idiota?

Estamos entendidos agora né? Vcs a essa altura ja sabem que cosplay nao é nenhuma coisa de outro mundo. Ah, ainda nao ta convencido? Tu acha que carnaval é coisa de gente normal e cosplay ainda é muito estranho. Ok, vamos ao que vc ainda vem considerando como normal.

valeska popozuda carnaval 2011: normalzona

Ainda não se convenceu? Entao liga pra APAE meu amg que vc realmente pode ta precisando, hehe.

Enfim, gente, cosplay é isso e na verdade nem surgiu no Japão, de acordo com a wikipedia, isso vcs conferem lá. Daí que de uns anos pra cá vem surgindo uma nova modalidade que seria o cosplay teatral. Aí sim voce se veste como o personagem e faz uma pequena apresentação num palco lá que eles montam. A melhor apresentação leva um prêmio. As vezes eles premiam primeiro, segundo e terceiro lugar e coisital. Aqui no Brasil a coisa nao é muito conhecida, principalmente em Natal, mas eu tenho uns dois amigos e mais uma porrada de conhecidos que fazem uns cosplays barra. Adoro cosplays teatrais porque eles fazem uns textos bem bacanas e engraçados e na verdade o intuito é esse mesmo: se divertir. Sempre vem umas criancinhas querendo tirar foto e quando vc encontra uma outra pessoa com o mesmo cosplay é sempre motivo pra puxar assunto "e aí, vc viu aquele ultimo episodio que saiu??" e o cara "vi, mano, muito foda". Pra mim faz muito sentido e está nos meus planos fazer uma fantasia dessas algum dia. 

Eu boto fé que daqui uns anos ninguem mais vai achar isso esquisito ou "coisa de outro mundo" porque se vc parar pra pensar é do Japão que vem as maiores invenções da atualidade, incluindo o iPod em que vc coloca suas musicas de luan santana pra ficar escutando durante a aula. Hoje a gente ri da maquininha de beijo, amanha ja ta todo mundo passando chifre nos namorados(as) com ela e assim o mundo anda. Não dá pra negar que os japoneses tão muito a frente da gente em varios aspectos e entender a cultura deles já é estar um passo a frente dos que nao entendem.

Que fique claro aqui que eu nao estou insentando a pratica cosplayer de suas esquisitices pontuais porque como a imagem de valeska popozuda ilustrou muito bem tem doido em TODO CANTO. Claro que em eventos cosplay nao vai ser diferente. Só que o que se divulga aqui no ocidente é só o ridiculo da coisa, como se vc pegasse essa foto de valeska e saísse dizendo pros japa: ó, é assim que a gente faz no carnaval. NÃO É. Quer dizer, não é SÓ assim que se faz. O pessoal esquece de como é lindo o que cada escola respresenta, que os carros alegoricos contam uma historia e que o samba enredo faz sentido e que existem varios critérios pra uma escola ganhar (por mais que a beija flor compre a banca todo ano). A prática cosplay tbm tem suas particularidades, seus criterios e seu sentido! Seja com o objetivo em mente de ser o melhor cosplayer ou indo apenas para se divertir com seus amigos : )

E por fim eu separei umas imagens de cosplayers com fantasias que vcs provavelmente vão reconhecer, aqui vai

a boa e velha sakura!


 
tem como não amar??


 
mini gohan de dragon ball z


pra fecha: saori de cavaleiros do zodíaco, quase uma PORTA BANDEIRA falem serio, rs

Lembrando que cosplay não é só de desenho japonês não que eu sei que tem gente que não curte, eu mesmo curto pouquissimos animes. Prefiro séries americanas. E nada me impede de fazer um cosplay de Rachel Green ou de Serena van der Woodsen. Ok, minha altura me impede, hehe, mas isso não vem ao caso. Você pode fazer cosplay até de Romeu e Julieta de vc quiser, meu amg, é um universo muito extenso.

Então é isso aí: gostou? Continua achando estranho? Mudou de ideia? Ja concordava comigo antes? Comenteeem que eu sei que vcs leem essa bosta o blogger mostra as visualizações de pagina, hehehehe






2 comentários:

  1. Mini Gohan??? MINI GOHAN??? GOOOHANN???? CARALHO, SE ISSO É O GOHAN, EU SOU JESUS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe essa screeshot e me explique a diferença quero mto saber, rs http://i387.photobucket.com/albums/oo311/GohanFury91/Gohanchildsclothes.jpg

      Excluir