segunda-feira, 31 de outubro de 2011

gays (L)

Eu já tava pra escrever um post sobre homossexualidade faz tempo e hoje me deparei com algo tão chocante que de repente bateu a inspiração e eu resolvi que hoje era o dia.

De repente surgiu um RT na minha timeline e era dessa tal de @marisa_lobo. Era mais uma gracinha a respeito dos gays e eu pensei "ha, mais um fake no mundo" só que, gente...

Não é um perfil fake.

Eu to até agora tentando acreditar que essa mulher realmente existe e que ela realmente tem as opiniões que demonstra em seus tweets. Peço que vocês mesmos acessem e leiam, talvez muitos ja tenham visto uma coisa ou outra dela pq hoje eu fiz questão de dar RT e divulgar.

Não acho aceitável homofobia. Vinda de quem quer que seja é algo muito, muito ruim e me faz desprezar a pessoa NO ATO. Mas o que me doeu mais nesse caso marisa foi simplesmente o fato de que ela se auto-intitula psicóloga. Mais especificamente: uma praticante do que ela chama de psicologia cristã.

Vamos lá. História da minha vida: minha mãe é psicóloga. E é uma excelente profissional, muito obrigada. Dessa forma, eu sei muitas coisas sobre a profissão e posso falar com propriedade que nao existe coisa mais desonrosa para a classe da psicanálise e da psicoterapia do que esse perfil ridículo e coisas do gênero.

Mas comecemos do início, certo? Todo mundo que me conhece o mínimo que seja sabe que eu tenho muitos - mas digo muitos mesmo - amigos gays. Não vou mentir e dizer que eu sempre achei isso normal por que o lar em que eu cresci é católico tradicional e apesar de não existir homofobia de fato ninguém nunca me fez pensar que gostar de um mesmo sexo fosse algo normal. 

Meu colégio também era católico, de forma que esse pensamento foi sendo inserido na minha cabeça gradualmente. Muito embora o ambiente escolar em que eu cresci pregasse prioritariamente o respeito ao próximo o que contribuiu para que eu não me tornasse uma insensível nesse aspecto.

Quando eu cresci as personalidades dos meus colegas foram sendo formadas. E claro que já corria aquele boato de "fulano é gay, nossa" e coisas do gênero. Eu nunca tinha parado pra pensar bem nesse assunto até que uma amiga minha se assumiu.

E foi como se, sei lá... Nada mudasse.

Sim, eu fiquei chocada. Mas sabem por que? Tudo que é novo, choca. E pra mim aquilo era novo. Era como saber que fulana tinha perdido o bv só que agora éramos adolescentes de 16 anos. Ninguém mais perdia bv. As pessoas se assumiam gays.

Perder o bv era algo natural. Por que se assumir tambem nao seria? Pq ser gay não seria normal?

Pq se eu sempre tinha notado que algumas pessoas eram "diferentes" de mim nesse aspecto? Aí nego vem me falar em opção sexual. Na boa, isso não existe. Eu nunca escolhi gostar de homem. Eu apenas gosto. Pq que a reciproca nao é verdadeira?

"Pq seus amigos querem chocar a sociedade. Eles sao revoltados. Eles sofreram traumas de infancia."

Não, não e não. Nenhum deles. Pessoas absolutamente normais, criadas em lares mais normais ainda por pais heterossexuais. Cadê a influência? Pq nao é assim que se justifica? Que gays são influenciados? Influenciados pelo quê exatamente? Pelos milhoes de casais heteros em novelas, seriados e etc?

CONTA. OUTRA.

Eu entendo o estranhamento, sabe? Entendo de verdade. A geração dos anos 90 foi a última (pelo menos eu espero!) que cresceu achando que homem e mulher que é o certo. A gente cresceu vendo o papa João Paulo II e simpatizando com ele e com tudo que a Igreja pregava. A gente cresceu e fez eucaristia e fez crisma e ouviu a família perguntar todas as vezes que se reunia "e aí, cade o namoradinho? a namoradinha?" A primeira pergunta SEMPRE feita pras meninas e a segunda SEMPRE pros meninos.

Essa cor é azul. É azul. É azul. É azul. É azul.

E de repente sua amiga te diz que é gay. E você descobre que não é azul. Você descobre que não é nada do que te falaram. E você descobre que tem que começar a pensar por si mesma e tirar o preconceito que insistiram em te colocar.

Demora sim. Demora pra todo mundo. Olha, se demora pros proprios gays se aceitarem imagine pra quem é hetero e nunca teve que passar por conflito nenhum. Nunca sofreu com porra nenhuma pq era tido como o "certo" o "normal".

Vamos deixar algo bem claro: EVERYBODY'S NORMAL.

Aí você tem 20 anos na cara, mais de 50% de amigos gays e voces vivem na mais completa harmonia e ainda tem gente no mundo querendo dizer que isso é doença? Que nao pode? Pq homem foi feito pra mulher e mulher pro homem?

E orelha foi feita pra ouvir e nao pra furar né? Mesmo raciocínio.

Eu não aguento a ideia de uma pessoa vindo sacudir um diploma - que com ctz foi comprado - na minha cara e na de todo mundo e dizer que é PSICOLOGA CRISTÃ e que CURA homossexuais. Deixa eu te contar uma coisa: a psicologia existe pra AJUDAR as pessoas. Pra faze-las soltar tudo o que sentem. E não pra reprimir.

Marisa Lobo não é uma simples ignorante. Ela representa um desrespeito enorme aos anos de estudo que foram dedicados para o desenvolvimento de uma das profissões mais difíceis e lindas que existem. E eu simplesmente não consigo aguentar o fato de que é por causa de pessoas como ela que gente igual aos meus amigos ta por aí lutando contra as proprias vontades.

Imagine vc, sendo hetero e alguem lhe diz que vc ta errado. Que vc tem que gostar de homem, ou de mulher, depende de quem vc for.

E aí a pessoa diz que vai te curar. Ela vai te fazer parar de pensar em comer bolo de chocolate. Mas bolo é bom, gostoso pra caramba e não faz mal. Pq vc tem que parar de comer? Pq vc nao enfia a droga do bolo na boca e vai ser feliz? Pq tem que ter alguem pra tirar o garfo da sua mão e dizer que aquilo vai te fazer ir pro inferno?

O que vai te fazer ir pro inferno é amar bolo de chocolate? Não é matar uma pessoa? Não é abusar de uma criança? É bolo de chocolate?

Quem vai te fazer ir pro inferno sou eu e minha soqueira, querida. 

Não tem muito o que dizer quando a gente chega nesse ponto. Você tem que conversar com um gay pra saber realmente como é. Nós, heteros, não fazemos nem ideia do quanto é sofrido nem nunca faremos. Você tem que conversar e entender que aquilo sempre esteve com eles. Que foi o segredo que eles guardaram embaixo do tapete achando que fosse sujeira. Achando que era errado. Foram os anos que eles passaram tentando se forçar a ter um lugar na sociedade e agir como todo mundo dizia que deveria se agir.

Eu não consigo imaginar nada disso, mas uma coisa eu consigo fazer.

Eu consigo me alegrar quando vejo aquele casal por quem tanto torcia finalmente junto. Eu consigo rir das decepções amorosas deles e delas e consigo dar conselhos e é basicamente a mesma coisa exceto que às vezes temos duas tpm's num mesmo namoro ou dois teimosos que não dão o braço a torcer.

E passada essa época de encontrar a pessoa certa eu vou ver todo mundo noivando, casando e tendo seus filhotes e a emoção será a mesma por que no final das contas são famílias. Familias com valores SIM. Pq moral e bons costumes não é reprimir uma parcela da população. É respeitá-la e tratá-la como seu igual. Pq no fim das contas, somos todos iguais.

E só pra finalizar: desejo que toda essa classe de """psicólogos""" vá DIRETO pro inferno dos infernos. Pra não dizer coisa pior pq sou phyna, rs.

2 comentários:

  1. mas vc gosta de escrever hein? :D

    e se essa mulher fosse mesmo cristã, colocaria em prática um dos mais importantes ensinamentos de jesus: amai ao próximo como a ti mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Bia, INFELIZMENTE nas salas dos cursos de psicologia tem MUITA gente como essa tal Marisa Lobo. Não tem ninguém comprando diploma, o que tem é gente que não absorve nada, que não sai de dentro da caixinha, que não vê além daquilo que deseja ver, que não tem empatia pelo próximo.
    Digo isso porque sei, na prática, que tanto o cristianismo quanto as faculdades de psicologia ensinam ética e respeito. Nunca NENHUM padre me disse pra tratar mal o amiguinho, nunca Jesus Cristo me disse que eu deveria discriminar alguém (me atrevo a dizer que ele nunca nem falou em homossexualidade). Do mesmo jeito que nunca nenhum professor, teórico, filósofo, sociólogo ou antropólogo que conheci (seja lendo, seja tendo aulas com ele) falou que há algo de anormal ou amoral em gostar de alguém do mesmo sexo. E olha que esse é um assunto debatido, recorrente, estudado... Nem afirmar que "não é uma escolha, é algo inato" nós podemos. Simplesmente não sabemos. Do mesmo modo que não sabemos se ser heterossexual é natural ou apreendido. O que nos resta é respeitar. E isso é aprendido não só na vivência cristã e na faculdade... é aprendido em sociedade e em família. Foi isso o que você aprendeu em casa, é por isso que você é esse amor que você é. Mas algumas pessoas não tiveram esse tipo de preparo nem a mesma capacidade mental. Uma pena, sim? Vou deixar de me revoltar contra o PENSAMENTO dessas pessoas? SIM. Nunca contra elas. As pessoas TODAS merecem respeito. Algumas atitudes, pensamentos e crenças delas é que não. :*

    ResponderExcluir