domingo, 18 de setembro de 2011

o melhor do draminha/comédia high school

Desde quarta feira minha garganta deu sinais de que eu nao estaria bem esse final de semana, resultado: to eu aqui com o nariz completamente entupido, uma moleza chata no corpo, enrolada num cobertor baixando filmes loucamente desde ontem a noite.

Nao vamos esquecer que eu tenho uma prova segunda feira e entrega de trabalho pra terça. Nao que eu tenha achado essa semana pesada, mas sabem como é o fato de sua mae estar longe e vc ter vontade de arrancar o nariz o tempo todo nao ajudam.

A parte boa é que deu tempo de eu rever uns filmes ótimos e fazer umas reviews pra vcs terem ideias de como ocupar o tempo em que vcs deveriam estar estudando como eu :D

Bom, o tipo de filme IDEAL pra esse tipo de dia são aquelas comédias dramáticas bobas adolescentes e os três filmes dos quais vou falar são os MELHORES desse gênero ; )

Eu to com uma recente obcessão por filmes dos anos 80 - dois dos tres filmes que eu falo aqui sao dessa década - e não é só pq vi referencias a eles em Community (aquela minha séria favorita, lembram?) mas tambem pq da pra rir um bocado da moda daquela epoca, gente, serio... Me abstenho de adicionar comentarios ácidos sobre isso pq né? NUNCA se sabe quando aquilo pode voltar às passarelas.


FIRST MOVIE: Sixteen Candles (mais conhecido como Gatinhas e Gatões)

ainda sem acreditar que usaram fonte COMIC SANS numa imagem oficial 

O filme conta a historia de uma garota chamada Sam que acorda no dia do aniversário de dezesseis anos (o que pra os americanos é tao importante quando uma garota completa quinze anos por aqui) e ninguém da família lembra do aniversário dela.

Ninguém, gente. Nem mesmo os AVÓS da coitada.

E é como a própria personagem do filme diz, avô e avó são os tipos de pessoas que VIVEM pra desejar feliz aniversário. Sempre os primeiros a ligar (e eles SEMPRE ligam). O meu avô é tão fissurado com aniversários familiares que todos os anos imprime e distribui um calendário oficial com as datas de aniversário de todos os parentes da família. TODOS. OS. PARENTES.

E na minha família isso inclui meus mais de dez primos de terceiro grau, rs.

Continuando... Acontece que, no filme, ta todo mundo mto ocupado planejando o casamento da irmã mais velha da protagonista que é simplesmente INSUPORTÁVEL. Tipo da irmã mais velha que se acha tão, mas TÃO superior em tantos aspectos que qualquer raiva demonstrada pela mais nova só pode ter uma explicação: inveja.

argh

Ela tambem tem um irmão mais novo que é um IDIOTA e que mesmo lembrando o aniversario dela no fim do filme AINDA ASSIM nao pede desculpas. Aliás, você meio que odeia todo mundo na família dela menos, um pouquinho o pai.

Ela tem uma melhor amiga que eu esqueci o nome, sofre de amores por um garoto que nem sabe de sua existência (classic) e tem um admirador nada secreto e super insistente e grudento que faz questão de não desistir dela.

O filme é engraçado, meio breguinha e tem aquela boa pitada de romance. Nada genial, mas ótimo pra passar o tempo e pegar umas dicas sobre como NÃO se maquiar tipo batom rosa + blush rosa + sombra rosa + vestido rosa + tiro na testa pq se for pra sair desse jeito melhor morrer duma vez, rssss

SECOND MOVIE: Easy A (ou "A Mentira")

emma stone sua limda

É o segundo filme que eu vou falar por pura e simples questão de ordem cronológica, mas definitivamente é o melhor de todos!

Vamos ao enredo: Olive (interpretada DIVINAMENTE por Emma Stone) é uma garota que faz o ensino médio e tem a habilidade que todas as garotas americanas de ensino medio que NÃO são lideres de torcida tem: ser invisível aos olhos dos bonitões da escola. Apesar disso, o filme não perde tempo com historinhas batidas sobre bullying. Há um elemento extra nesse filme que o torna tão bacana: um núcleo de bons samaritanos religiosos que pregam irritantemente a moral e os bons costumes. Uma crítica muito sutil e bem bolada ao extremismo religioso eu diria.

Olive entra em conflito com esses fanaticos a partir do momento que, inocentemente, conta uma mentirinha para a melhor amiga, Rhianon, no banheiro feminino: ela diz que perdeu a virgindade com um cara da faculdade só pra amiga parar de encher o saco dela dizendo que ela tava com vergonha de assumir. Só que a piranha-religiosa-mor escuta a conversa e espalha pro colégio INTEIRO.

Tudo seria esquecido e a vida de Olive voltaria ao normal em semanas se ela nao tivesse resolvido ajudar um amigo gay a pagar de hetero logo em seguida. Brandon sofre muito com bullying dos colegas - mas como eu já disse, o filme nao perde tempo com isso - e acha que fingindo gostar de mulheres os outros vao deixar ele em paz. Pra isso, pede ajuda de Olive e ela o ajuda.

Bom, pra maioria das pessoas que lê esse blog e passou do high school faz tempo, ficar com dois caras em uma semana é grandes merda. Mas quero que vocês se lembrem de como era a nossa vida ANTES de sermos universitarios (as). Lembram como a garota que perdeu a virgindade ficava conhecida em todos os círculos sociais do colégio? Pois isso é o que acontece com Olive. E ela entra num ciclo vicioso sem fim de mentiras que forma um certo paralelo com um livro chamado A Letra Escarlate - referenciado no filme.

Se ainda assim eu não convenci vcs a assistir Easy A, calma. Voces ainda nao deram uma olhada no elenco adulto do filme, aposto. Todo mundo aí conhece Stanley Tucci? Vcs sabem quem ele é... O carinha que ajuda Anne Hathaway em O Diabo Veste Prada, lembram? O marido de Julia (ou seria Julie) em Julie & Julia (ou o contrario? whatever). Ele e Patricia Clarkson interpretam os pais de Olive e por melhores que os SEUS pais sejam você vai querer que eles sejam parecidos com Dill e Rosemary Penderghast, pelo menos um pouquinho.

Sem falar na trilha sonora, gente, se nao assistirem o filme pelo menos BAIXEM, só música boa : )

E se AINDA ASSIM você nao se convenceu aí vem outro motivo (e se isso nao te fizer ver o filme, vc é doente)

somente penn badgley (algumas vezes sem camisa)


THIRD MOVIE: THE BREAKFAST CLUB (aqui chamado de O Clube dos Cinco)

o clube do cafe da manhã hmmmm


O diretor desse filme é o mesmo de Sixteen Candles entao ele meio que aproveitou muitos atores de um filme pro outro. Só que isso não significa que sejam filmes parecidos... Muito pelo contrário!

O que aconteceria se a princesinha do colégio, um rebelde incorrigível, um atleta musculoso, uma reclusa social e um nerd assumido fossem forçados a conviver durante um dia trocando farpas, flertes e, mais do que isso, experiências de vida? The Breakfast Club mostra. 

Em um sábado de manhã, esses cinco alunos muito diferentes vão pagar detenção na escola que frequentam e devem escrever uma redação de 1000 palavras sobre quem eles pensam que são. Acontece que eles estão pouco se lixando pra isso e o filme se concentra nas idéias iniciais que eles fazem uns dos outros e nos seus próprios dramas familiares que vão sendo mostrados a medida que o diálogo entre eles começa a se estabelecer. A dinâmica do grupo vai se desenvolvendo até chegar ao ápice e essa é a graça toda do filme! Claro que tem tambem um elemento mistério visto que ninguém ali sabe o que cada um fez que os levou a pagar detenção em pleno sábado.

Isso pra época deve ter sido um divisor de águas em termos de filme adolescente. O diretor não deixa barato pra ninguém e trata de dissecar cada um dos personagens até extrair o pior e o melhor de cada um. Não há mocinhos nem vilões, apenas estudantes que sofrem com pressão de amigos e família, bullying, baixa auto-estima e por aí vai. Por que antes de serem nerds ou atletas, eles fazem parte de um grupo muito maior: os adolescentes. E por mais que você pertença à tribos diferentes o filme mostra como os dramas dentro desses grupinhos podem ser incrivelmente parecidos. Se não, iguais.

Alguns filmes contemporâneos deveriam ter aprendido com The Breakfast Club inclusive o ovacionado Mean Girls que sinceramente perde só pra Sixteen Candles dessa lista. É um filme ótimo, mas Easy A e Breakfast dão uma surra nele.

ps.: Vocês encontram esses filmes pra baixar fácil na internet por que são clássicos. Outro muito bom que eu assisti depois foi Pretty in Pink (também de John Hughes) e olha, é um filme que vale a pena só pelo fato de ter o Jon Cryer (o Alan de Two and a Half Men) beeeem jovenzinho, auashauhsauhs.

Taí a diquinha pra vocês ; ) Bom domingo!

3 comentários:

  1. Ó, acho que essa fonte não é Comic Sans não. Mas mesmo assim, bizarra. Hahah

    EASY A É OTIMÃO. I GOTTA POCKET GOTTA POCKET FULL OF SUNSHINE.

    Emma Stone <3

    ResponderExcluir
  2. The Breakfast Club é ótimo. Mas eu só lembro de quando Dawson's Creek fez uma mega referência à ele no episódio 'Detention' na primeira temporada. :)))

    ResponderExcluir
  3. É, agr que você falou eu nao tenho certeza se é comic sans, mas parece MUITO né? De qualquer forma, bem primária msmo.

    Oooh, the 80's

    ResponderExcluir